A essência do pensamento científico



Considerando o enorme sucesso que A essência do pensamento filosófico obteve entre leitores e críticos, resolvi ampliar o alcance dessas pílulas de sabedoria a diversas áreas do conhecimento humano e não restringi-lo apenas ao campo filosófico, conforme planejado no início. A seguir, encontram-se mastigadas a vida e a obra de alguns dos mais importantes cientistas de todos os tempos.

PITÁGORAS (560-480 aC)

Pitágoras de Samos, filósofo e matemático grego, fundou uma sociedade religiosa e filosófica em Croton, no sul da Itália, onde se praticavam o naturalismo vegetariano e a fé na reencarnação. Estranho, não? Se se acreditava tanto na duração da carne, por que só se podia comer vegetais?

Apesar de ser meio zureta, Pitágoras ficou famoso pelo teorema que leva seu nome, envolvendo relações matemáticas entre os lados do triângulo-retângulo, muito importante na astronomia e na geometria.

O sonho de Pitágoras era explicar todos os fenômenos naturais através da matemática. Como não foi possível realizar esse sonho, Pitágoras contentou-se em utilizar seu teorema para reprovar muitos alunos do primeiro grau em matemática.

COPÉRNICO (1473-1543)

O astrônomo polonês Nicolaus Copernicus revolucionou a ciência e a concepção do Universo de seu tempo, através de sua teoria Heliocêntrica. Não, isso não quer dizer que ele adorava um amigo seu, o Hélio. Nem que ele cheirava gás hélio para ficar falando com voz fina. Quer diser apenas que ele acreditava que o Sol era o centro do Universo e não a Terra, como queria a Igreja.

Na verdade, tempos depois, descobriu-se que o Sol também não é o centro do Universo, uma vez que existem um sem número de outras galáxias, estrelas e planetas.

De qualquer forma, perto da opinião da Igreja (que quase sempre é idiota), o palpite de Copérnico era bem mais próximo da realidade, razão pela qual ele acabou influenciando muitos outros cientistas, como Kepler, Galileu e Newton. Se bem que nessa época, os cientistas eram muito influenciáveis...

GALILEU (1564-1642)

Galileo Galilei, astrônomo e matemático italiano, construiu o primeiro telescópio para fins astronômicos em 1609, e fez importantes descobertas sobre os planetas do nosso sistema solar. É claro que aquele colégio que você conhece não foi fundado por ele, apesar de alguns dos professores atuais serem contemporâneos do cientista.

Galileu descobriu também que a aceleração de um corpo em queda nas proximidades da Terra não depende de sua massa. Quando digo massa não quero dizer que a lei só vale para macarrões, lasanhas e pizzas em queda livre. “Massa” é o mesmo que quantidade de matéria.

Galileu também acreditava no heliocentrismo de Copérnico (isto é, acreditava que a Terra girava em torno do Sol e não o contrário, como eu já disse) e tanta teimosia junta não poderia ser à toa. Só poderiam estar certos, em oposição ao que afirmava a Igreja. Isso mostra que a Igreja é mesmo burra.

Em 1633, Galileu foi preso e condenado por heresia. Isso mostra que apesar de burra a Igreja é poderosa...

NEWTON (1643-1727)

Sir Isaac Newton, uma das mais importantes figuras na história da ciência, contribuiu decisivamente na física, astronomia e matemática.

Correm boatos de que o físico estava andando num bosque e uma maçã caiu em sua cabeça. A primeira reação de Newton foi atirar a maçã de volta, com muita força, tentando acertar o brincalhão que o atingira. A maçã subiu ainda mais alto que o ponto de onde caíra e quando desceu acertou de novo a cabeça do cientista. Abalado pela pancada, Newton começou a cogitar a possibilidade de haver outra razão para a queda da fruta. Incrível como se pode converter burrice e agressividade em genialidade.

O resultado de seus estudos foi publicado num livro chamado Princípios (1687) — considerado por muitos o melhor trabalho da ciência moderna —, no qual o cientista explica as leis do movimento e da gravidade. Não, ele não era obstetra...

D’ALEMBERT (1717-1783)

Este era um grande físico e matemático francês que sempre é lembrado quando se fala em grandes pensadores por ter sido peça fundamental na implantação do Iluminismo. Não porque trabalhasse na companhia de eletricidade de Paris, afinal ela nem existia na época. Iluminismo é o nome que se deu ao movimento intelectual racionalista surgido no século XVIII na Europa.

D’Alembert foi editor de ciências da Enciclopédie de Diderot (lembra do “Didi do gogó”?), obra mais importante do chamado “século das luzes”. Acredito que seja desnecessário comentar que não existe lamparina que permaneça acesa por 100 anos...

Outra importante figura do Iluminismo foi o escritor Voltaire. Não, Voltaire não era português nem fazia dupla com seu irmão Ire. Essa piadinha medíocre não faz sentido nenhum depois de saber que o nome do infeliz, que também era francês, pronuncia-se voltér e não como se escreve.

EINSTEIN (1879-1955)

Albert Einstein, nascido na Alemanha, foi um dos maiores cientistas da história por suas contribuições na física contemporânea.

Desenvolveu a teoria da Relatividade. Isso não quer dizer que ele respondia “depende” para todas as perguntas que lhe faziam, muito menos que ele tenha sido o idealizador do PSDB.

Esta teoria mostra que a física newtoniana não vale para velocidades próximas à da luz, nem para sistemas moleculares.

Em 1940, naturalizou-se como cidadão dos Estados Unidos da América. Pode-se concluir daí que até os gênios se deixam levar pelo dinheiro às vezes.

Era radicalmente contra a guerra. Tanto que, para acabar de uma vez com todas com a terrível atividade bélica, ajudou com idéias a desenvolver a bomba atômica, que mandaria pelos ares todos os tanques, canhões, barricadas e demais aparatos de guerra. Não reclame: a intenção é o que importa.

Dizem que era péssimo aluno na escola, sobretudo em física. Por isso, de agora em diante, pense melhor antes de brigar com seus filhos quando tirarem notas baixas na escola: você pode estar dando bronca em um gênio! Ou não...

No comments:

Post a Comment