A essência do pensamento religioso



É inegável o poder de influência e decisão que um líder religioso pode ter sobre seu rebanho, ou melhor, sobre seus fiéis. Portanto, uma vez que foram feitas A essência do pensamento filosófico e A essência do pensamento político, nada mais justo que oferecer A essência do pensamento religioso. Uma vez disseram que o povo quer pão e circo. Acho que a expressão correta deveria ser que o povo quer pão, circo e patuá, ou cruz, ou qualquer símbolo religioso para as ocasiões em que faltem pão e palhaço no circo.

TOMÁS DE AQUINO (1225-1274)

Mestre de teologia italiano, dominicano, lecionou principalmente na França e a essência de seu ensinamento se encontra em sua Suma Teológica, na qual prega a harmonia entre a fé e a razão. Era conhecido como Angelic Doctor, mesmo não sendo médico, muito menos anjo. Virou santo e sua maior contribuição, em termos de Brasil, foi provavelmente fornecer o nome para um município de Minas Gerais com aproximadamente 7.000 habitantes.

ANTÔNIO VIEIRA (1608-1697)

Padre Antônio Vieira foi o mais eloqüente sacristão de Portugal, além de grande escritor. Educou-se no Brasil, no Colégio dos jesuítas da Bahia, em cuja ordem professou. Foi nomeado pregador da corte de Lisboa e realizou inúmeras missões diplomáticas a serviço de D. João IV, chefiando as missões jesuíticas no Brasil.
Seus sermões eram tão persuasivos que era capaz de convencer um jacaré a voar. Vocês conseguem imaginar um pregador que através de suas missas consiga convencer os fiéis a fazer o que ele disser que é certo, fazer uma verdadeira lavagem cerebral nos devotos de sua fé? Graças a Deus isso não existe mais nos dias de hoje. Ou existe?...

CALVINO (1509-1564)

João Calvino era partidário da Reforma Protestante na França e na Suíça, onde desenvolveu uma república teocrática. Sua doutrina teocêntrica ficou conhecida como calvinismo e, diferentemente do que sugere o nome, não defendia que todos perdessem os cabelos. Aliás, diferia das demais doutrinas protestantes por defender a predestinação e a retomada da simplicidade cristã primitiva, reduzindo os sacramentos ao batismo e à eucaristia. Embora não haja fotografias do religioso — existem alguns quadros, mas não fotografias —, consta que João era Calvino mas não era careca. (Ah ah!).

GHANDI (1869-1948)

Mohandas Karamchand Gandhi, ou Mahatma (“grande alma”) Gandhi, foi um famoso líder religioso e político da Índia. Praticou greve de fome, fez voto de pobreza e perdoou como todo líder religioso que se preza. Apesar disso, sua tática mais eficiente foi a desobediência não-violenta que forçou a Inglaterra a dar independência à Índia.
Desobediência pacífica é mais ou menos o que seu cachorro de 40 quilos faz quando você o manda sair e ele se recusa, deitando no chão da sala e amolecendo o corpo. Quanto mais você tenta levantá-lo mais ele se gruda no chão. E fica fazendo aquela cara de coitado, com um olhar de clemência. Gandhi amoleceu o corpo com a Inglaterra e a Índia se deu bem. Quem não se deu bem foi ele: ignoraram seu exemplo de não-violência e assassinaram o pobre indiano. Não vá fazer o mesmo com seu cachorro...

No comments:

Post a Comment