A essência do pensamento econômico



Economistas são teóricos do mercado que sabem explicar por que os fenômenos ocorrem mas somente depois de ocorrerem.

Sabem descrever exatamente o processo que levou a uma determinada situação econômica, mas não conseguem descobrir qual será a conseqüência a partir da análise prévia de um processo econômico em andamento. É como se um médico soubesse apenas determinar o causa mortis mas não tivesse a mínima idéia de como prescrever um tratamento a partir de um diagnóstico.

KARL MARX (1818-1883)

Karl Marx, filósofo e economista político judeu alemão, foi redator, ao lado de Friederich Engels, do Manifesto do Partido Comunista (1848).

O mais famoso livro de Marx é O Capital (1867), em que define sua doutrina, o Marxismo. Essa doutrina considera que o Capitalismo, ao concentrar as riquezas nas mãos de um pequeno grupo, irá sucumbir ao levante dos trabalhadores organizados e unidos, que se tornarão senhores dos meios de produção e de troca numa sociedade coletivista. Nessa sociedade, não haveria dinheiro, nem ricos e pobres, nem cultos e ignorantes por motivos sociais. Todos teriam igualdade de oportunidades e direitos. Quando você quisesse comer uma fruta, bastaria ir até uma feira e pegá-la. O feirante estaria lá porque gosta de ser feirante (e não porque teve que ser feirante por conjunturas da vida), levando produtos frescos colhidos no dia, num caminhão comunitário, cuja gasolina foi fornecida gratuitamente por alguém que gosta de trabalhar no posto. E o cara que colheu as frutas plantou-as em terras coletivas, sem dono, porque gosta do trabalho rural.

Dessa forma, através de trocas e utilização de meios de produção coletivos, todos seriam felizes. Até os lixeiros, que optariam por exercer essa atividade quase filantrópica.
Dizem que o comunismo só não deu certo na ex-URSS porque ninguém lá queria ser lixeiro.

SCHUMPETER (1883-1950)

É importante saber logo de cara que Schumpeter não é aquele objeto que se coloca na boca das crianças para elas morderem. Isso é chupeta.

Schumpeter é o sobrenome de um economista austro-americano, nascido em 1883, cuja principal teoria dizia que o crescimento através da inovação (ou renovação) era a principal característica da sociedade industrial moderna.

Segundo essa idéia, novos produtos e novos processos de produção vão substituindo os antigos, num processo cíclico.

Além disso, as flutuações do mercado nada mais são que conseqüência do processo de crescimento.

Isso mostra que o grande pensador é o cara que enxerga o óbvio pela primeira vez.

MALTHUS (1766-1834)

Thomas Malthus... Não estou perguntando se você quer uma cerveja, se você “toma maltes”. Estou dizendo o nome completo do cara, pô !!!

Era um economista inglês que desenvolveu teorias sobre população e comida, influenciando fortemente economistas e historiadores.

Acreditava que enquanto a população crescia em progressão geométrica (1,2,4,8...), a comida crescia em progressão aritmética (1,2,3,4...). Em decorrência, faltaria comida para tanta gente.

A solução para o problema é parar de comer (no bom sentido) ou parar de comer (no sentido gastronômico). Como o apetite sexual é maior que o apetite gastronômico, o jeito é arrumar uma terceira solução.

No comments:

Post a Comment